quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ANOS INICIAS: TURMAS...


     COMPETÊNCIAS BÁSICAS DO ALUNO
A Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti propõe situações de aprendizagem onde seus alunos possam construir de forma contextualizada e interdisciplinar as seguintes competências:

1. Dominar a leitura e a escrita, lidando com seus símbolos e signos;
2. Perceber as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade para conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano;

3. Perceber as ciências da natureza e da matemática em suas relações com o mundo para  resolver problemas;
4. Compreender as redes de relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos;
5. Sensibilizar para a descoberta do encanto e da riqueza das expressões culturais de sua gente e de seu entorno;
6. Ter autonomia intelectual e pensamento crítico;
7. Relacionar a teoria com a prática;

8. Aprender o sentido da cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mútua;
9. Preparar-se para o trabalho e o exercício da cidadania.

REUNIÃO PEDAGÓGICA: TÉCNICA DE MOTIVAÇÃO PARA RECEBER OS PROFESSORES...


Vendas para todos os participantes. 
Procedimento: É necessário ajuda para essa dinâmica.
            Vendar os olhos de cada participante, e conduzi-los até a sala, onde acontecerá a reunião. Colocar em seu lugar e tirar as vendas dos olhos.
            Cada pessoa entra sendo conduzida.
            Depois que todos estiverem em seus lugares, fazer um bate- papo sobre o que sentiram. (confiança, não estamos sozinhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar tarefas, basta confiar. Professores devem confiar uns nos outros, pois seu trabalho é coletivo, quando todos trabalham em prol de um único objetivo conseguem atingir a meta maior, educação de qualidade para seus alunos. Assim também chega nosso aluno, querendo ser conduzido, confiar...que esta seja nossa meta, nosso compromisso...)

 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO PARA RECEBER OS ALUNOS...

SUGESTÃO PARA OS ANOS FINAIS: (1º PERÍODO DE AULA)

            1º DIA: ESPELHO
            Em uma caixa de sapato, coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor, secretária, serviços gerais, porteiro... e inclua ALUNOS. Depois da apresentação de todos, você diz que dentro daquela caixa, está a foto da pessoa mais importante da escola. Diga que vai mostrar a foto para todos, um por um e peça que não falem para nenhum amigo da sala.
           
 Então, você mostra a todos a caixa e claro, que ele vai se ver no espelho... Diga que aquela pessoa é a mais importante da escola. Vá até o último aluno e feche a caixa. Observe cada reação deles, e por fim elabore algumas perguntas sobre o que eles viram, se eles concordam... Essa aula irá trabalhar a AUTO-ESTIMA de seus alunos. BOA SORTE!

            2º DIA:ÁRVORE DOS SONHOS
            Oralmente, questionar os alunos sobre o que esperam da escola este ano, qual o compromisso deles com a escola, com os estudos...
            Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la na parede ou quadro. Em cima da árvore, escrever: Quero que este ano seja assim...
            Cada aluno receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que o aluno espera que "aconteça de melhor na escola”. Depois, pedir para cada aluno colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o ano, ou ao final de cada mês ou trimestre para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
            O professor deve enfatizar que aquilo que escreveram é o compromisso deles com a escola. Expor o trabalho na sala.

COM CARINHO...
Escola Vicente Pallotti- Coordenação Pedagógica- 2.012

FILOSOFIA DA ESCOLA VICENTE PALLOTTI E TRECHO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: ViP

 ViP: FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Vicente Pallotti é um local de aprendizagem e vivências.
Como instituição escolar oportuniza ao educando e ao educador o crescimento integral, através da vivência interdisciplinar e comunitária, incentivando a humanização e a valorização da vida em busca de uma cultura de paz e solidariedade.
Como Escola Católica nosso trabalho é orientado pelo projeto de vida de São Vicente Pallotti. Ele viveu há aproximadamente 150 anos, tendo uma visão muito clara do Projeto de Deus, o que na perspectiva da Igreja do 3º milênio, torna-o um Santo atual. Por isso tem muito a nos ensinar. Na sua época, num contexto social bem mais difícil, ele lançou alguns desafios, que ainda hoje são de vital importância para nós. Vejamos alguns destes desafios:
Participação de Todos: Ele acreditava que todos os cristãos são responsáveis pela fé, pelo amor, e pela caridade. De uma maneira ou de outra, todos podem e devem participar, se empenhar na evangelização do mundo: bispos, padres, religiosos, religiosas e principalmente leigos e leigas. Este desafio também fica para cada um de nós.

2) Metodologia
A ação pedagógica da Escola desenvolve suas atividades voltadas para a contextualização e a interdisciplinaridade, partindo de um Tema Norteador definido pela comunidade escolar, considerando os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Pela interdisciplinaridade professor e aluno estabelecem relações que fazem acontecer a construção do conhecimento de forma contextualizada.
 A modalidade de Educação Especial propõe a construção de uma proposta de intervenção pedagógica, com suporte em teoria que entenda o sujeito como construtor de seu conhecimento a partir da sua singularidade, utilizando ferramentas e recursos especializados, disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência, assim como para seu uso em atividades pertinentes ao desenvolvimento do currículo escolar, sempre que possível e necessário, objetivando a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
3) TEMA NORTEADOR DE 2.012
Elaborado pelos professores, baseados na realidade que a escola está inserida, proposta pedagógica e vídeo da Campanha da Fraternidade deste ano.
Caminhando com Pallotti em busca da humanização e valorização de uma vida sustentável.
Objetivo geral da escola: Sensibilizar para o cuidado com a vida, buscando a formação integral e transformação social.

EDUCAR EM ORAÇÃO...

 Oração para a abertura da 1ª Reunião Pedagógica


Educar em Oração

        Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada. Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.
        Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz. Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.
        Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui estão para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui. Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.
        Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui. Amém! (Gabriel Chalita)
        Com carinho...
Escola Vicente Pallotti/2.012



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VOLTA AS AULAS: VIP...

Direção: Profª Noelci Kurz dos Santos        Coordenação: ProfªJanete Motta 

“As lembranças das férias vão ficando para trás. Voltar às aulas significa mais disciplina, cumprimento dos horários, tarefas de casa e uma infinidade de compromissos que exigem esforço, tanto dos alunos quanto dos pais.
Mas, embora a disciplina seja importante, não podemos esquecer que, com os alunos, estão de volta os seus sonhos. E a grande maioria sonha com as descobertas, fazer novas amizades, sempre idealizando um ano melhor.
Quanto aos pais, além da responsabilidade de preservar, cuidar, amar, educar com sucesso, é necessário buscar uma parceria ideal, sem delegar plenos poderes, nem transferir para a escola toda a formação das crianças.
É natural querer conhecer e acompanhar de perto aquele que diretamente vai influir na formação dos nossos filhos. Mas, mesmo conhecendo e depositando a confiança na escolha feita, é essencial o trabalho conjunto (família/ escola) na formação humana.
Portanto, tenham a certeza de que sempre estaremos à disposição para transformar “nossos pequenos” em “grandes homens”, orientado-os e educando-os com muito amor.”
… O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores …
William Shakespeare

” Cada ESCOLA é uma escola,
Cada PROFESSOR é um professor,
Cada TURMA é uma turma,
Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja!
Vamos buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER com a troca do diferente da cada um de nós”.
Fazer o melhor significa esforçar-se para, por onde se passa, deixar marcas de alegria e de otimismo, sempre com o espírito de solidariedade e de compreensão que Pallotti nos inspira até hoje!

Volta às aulas no dia 23/02.
É moçada, vai começar tudo de novo!
Quero desejar aos alunos(as) bom retorno à Escola Vicente Pallotti. Que o ano de 2012 seja proveitoso e rico em estudos e descobertas para nós todos.
Dicas para começarmos um bom ano:
Durma cedo.
Cuidado com excessos em festas e internet, principalmente nos finais de semana.
Leia algo para sua mente voltar ao ritmo das aulas
Procure fazer as tarefas durante a semana, aproveite para descansar nos finais de semana.
Já sei...você já ouviu isto!!! Mas é importante relembrar...

Vamos recomeçar, garantindo nota com estudo e boas atitudes.
Com carinho...
Professora Janete Motta (Coordenação Pedagógica)